terça-feira, abril 08, 2008

Problemas Ambientais

Problemas ambientais na zona de residência

Ao falar-se em problemas ambientais, não nos podemos limitar somente às notícias da comunicação social. Há outras situações de que , apesar de olharmos para elas diariamente, não nos apercebemos de que o perigo para a saúde pública pode muito bem estar ali, à frente dos nossos olhos.
O Cacém é hoje considerada a quarta maior cidade da área metropolitana de Lisboa e a décima maior cidade de Portugal. Tem sofrido nos últimos anos um aumento significativo de habitantes e por conseguinte um aumento de automóveis. Verifica-se um aumento de lixo, poluição sonora e de gazes derivados dos combustíveis que poluem o ar e que de certa maneira causam problemas respiratórios.
A cidade de Cacém foi agora beneficiada pelo Programa “Polis” que a transformou, modernizando-a na parte considerada a entrada da Cidade; em princípio causando o descongestionamento da trânsito, o que na hora de ponta não se nota nada, continuando a ouvir-se as buzinadelas. Limpou-se e embelezou-se a Ribeira das Jardas, tornando as suas margens num agradável passeio pedestre... só que essa mesma Ribeira não nasce e nem termina onde ela sofreu essa modificação. Ela vem de longe e com ela vêm as descargas, dejectos e outros tipos de lixo, atravessa a Cidade e vai recebendo as descargas de habitações. Na zona de Mira Sintra, onde ela passa, há uns anos faziam-se pique-niques nas suas margens e podia-se até molhar os pés. Hoje isso não é possível, porque estamos sujeitos a apanhar alergias ou bicharada.
Não nos podemos esquecer das habitações ao abandono, degradando-se dia após dia, ano após ano, servindo de abrigo a animais abandonados, portadores de pulgas e carraças, transportados também por ratos que também se servem dessas habitações.
Em Mira Sintra, zona considerada dormitório, também se encontram algumas situações que se podem tornar problemas ambientais. Por exemplo, o ferro velho mesmo à entrada, paredes-meias com as habitações, sem falar na pouca higiene numa parte da Urbanização D. Pedro IV, onde determinados moradores, pouco habituados a questões de saneamento, atiram sacos com lixo pela janela para as traseiras dos prédios, põem os cavalos a pastar junto a outras moradias obrigando assim às pessoas a viver com o cheiro dos dejectos.
Esses são os problemas ambientais ou que se podem tornar problemas ambientais na zona onde vivo.

Nenhum comentário: