terça-feira, maio 20, 2008

CARTA DE PROTESTO

Cidade Maravilha
Província do Paraíso
Planeta Terra
2008-001 – Mundo À
População Urbana
Distrito dos Citadinos
Planeta Terra
2008-002 – Mundo

Cacém, 2008-05-20

Assunto: Protesto

População

Eu sou a Cidade.
Há muitos anos, quando nasci, eu era muito bonita. Tão bonita que me baptizaram com o nome que tenho hoje: Maravilha.
Apesar de ter nascido muito pequena e com poucas pessoas, durante muitos, mas muitos anos, eu mantive-me bonita, airosa, com muitos espaços verdes, muitos animais, cada um mais bonito que o outro. Dos pássaros, então, nem se fala. Tudo isso, graças às pessoas que cuidavam de mim.
Mas com o decorrer dos anos, eu fui obrigada a crescer à medida que a população aumentava. E com elas vieram outras maneiras de ser, de viver, outros hábitos, outros vícios… Por tudo isso, comecei a ter as minhas ruas sujas; os esgotos entupidos; os jardins deixaram de ter a relva viçosa como antes, porque os meninos começaram a jogar à bola; os pássaros começaram a escassear porque os mesmos meninos atiravam-lhes pedras.
Dirijo esta carta a toda a população como forma de protesto. Porque me sinto doente com tanto fumo no ar devido ao aumento de fábricas ao meu redor e ao aumento de carros. Sinto-me: muito cinzenta com tantos prédios altos, muito poluída, a degradar-me à medida que o tempo passa. Se continuar assim, pode haver uma catástrofe, e de Maravilha só restará o nome.
Por isso peço-vos: PRESERVEM-ME E SEJAM BONS PARA VOCÊS MESMO.

Nenhum comentário: