Que soluções encontraram para melhorar a separação dos lixos em casa?
As minhas filhas (de 25 e 21 anos) são raparigas muito viradas para o ecossistema, já desde muito pequenas. Por isso elas mesmo faziam “embrulhos” de papel que já não fosse preciso, como jornais e folhas de cadernos. Juntavam tudo e depois amarravam com um fio para levar para o ecoponto. Hoje tenho um ecoponto oferecido pela Junta de Freguesia, onde vamos pondo o que é para reciclar.
De que forma essa separação melhora o tratamento inicial e final dos lixos?
Penso que de uma forma mais limpa. Antigamente ia tudo para o contentor onde se misturava com o outro tipo de lixo. Com o novo sistema, mesmo que se misture no carro que faz a recolha, já não vai lixo indesejado.
O que pensam de campanhas como esta, em função dos objectivos que se pretendem?
Penso que deveria haver ainda mais campanhas e uma maior distribuição de ecopontos por parte das Câmaras nas ruas e bairros, como por parte das Juntas de Freguesia nas casas. Posso dizer que em Lisboa, mais propriamente em Campolide (bairro de vivendas), a Câmara distribuiu para cada vivenda 3 ecopontos do género dos caixotes de lixo com rodas, e quando estão para levantar, põem um aviso nas caixas de correio dizendo em que dia vão buscar cada um dos ecopontos. Na minha opinião, isso é que é sensibilizar a população. Incentivam a separar os lixos.
Elaborado por Margarida Rosa Morais – 2008-04-28

Nenhum comentário:
Postar um comentário